social tech privacy
Os recentes avanços ao redor do mundo, incluindo no Brasil, de projetos para suposta proteção de crianças e adolescentes online, mostram como o ataque ao direito à privacidade é constante. Além disso, com a devida perspectiva histórica, consegue-se notar que a linha do que é ou não aceitável se movimenta ao longo do tempo. Porém, a luta pela privacidade, no mundo digital e no mundo real, continua. Especialmente no mundo digital, essa luta só acaba enquanto todos acharem que ela está acabada.
Continuar lendo...
social tech
O projeto de lei 2628/2022, recém-aprovado pelas casas legislativas, se apresenta como um relevante marco na tentativa de proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Em andamento no parlamento desde 2022, o projeto teve sua aprovação acelerada após as denúncias acerca da adultização de crianças no Instagram. O argumento de legisladores e entidades da sociedade civil é de que o projeto se torna ainda mais importante como forma de resposta aos problemas levantados na denúncia da exposição predatória de menores. Entretanto, como veremos, o projeto de lei não ataca, ou ataca de forma tangencial e pouco efetiva, a adultização de crianças e adolescentes em redes sociais e aplicativos digitais.
Continuar lendo...
social
A ideia de realização da vida através da nossa força de trabalho nos é posta desde muito cedo. O que ninguém nos fala, e parece que ninguém se importa, é que a realidade material simplesmente não permite a realização desse ideal. Desse descompasso, nasce muito de nossos problemas. Ultimamente, parece que a sociedade caminha para a criação de novos problemas mais profudos.
Continuar lendo...